domingo, 13 de junho de 2010

O CONFLITO: definições e origem

A palavra conflito tem como raiz etmológica a ideia de choque, ou ação de chocar, de contrapor idéias, palavras, ideologias valores ou armas. Por isso para que haja conflito é preciso, em primeiro lugar, que as forças confrontantes sejam dinâmicas, contendo em si próprias o sentido de ação, reagindo uma sobre as outras..
Existem várias definições para a palavra conflito, haja vista que o conflito pode ser social, político, psicanalítico, familiar, interno, externo, entre pessoas ou entre nações, pode ser conflito étnico, religioso ou ainda um conflito de valores.

Segundo Hodgson (apud Martinelli e Almeida, 1988), o conflito existe desde que haja a existência de um grupo.Isto é, a simples existência de diferentes grupos já cria um potencial latente de conflitos.
De acordo com Hampton (apud Martinelli e Almeida, l998), o conflito pode surgir da experiência da frustação de uma ou ambas as partes, de sua incapacidade de atingir uma ou mais metas.

Minha intenção é conscientizar que o conflito transforma os indivíduos, seja em sua relação um com o outro, ou na relação consigo mesmo. Estar em conflito é apenas uma das possiveis formas de interação entre indivíduos, grupos, organizações e coletividades. Uma sociedade sem conflitos é estática. A dinâmica conflitiva, torna-se o meio de manter a vida social, de determinar o seu futuro, facilitar a mobilidade e valorizar certas configuraçãoes ou formas sociais em detrimento de outras e permite verificar que o conflito pode ser tão positivo quanto negativo e que a valorizaçao de suas consequências se dará, justamente, pela legitimidade da causa que pretende defender.

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa!

    Lerei com calma e posteriormente indicarei a muitas pessoas e instituições que acredito que poderão ser beneficiadas em conhecer sobre este recurso da justiça!

    Beijos!!!

    Samantha

    ResponderExcluir
  2. Olá Dra!
    adorei a iniciativa e estarei sempre aqui, lendo tudo!
    beijosss!

    ResponderExcluir