quinta-feira, 10 de junho de 2010

...Mediação

A mediação,como as demais formas alternativas de tratar os conflitos,não é uma ciência, mas uma arte, na qual uma terceira pessoa denominada mediador não intervém no conflito, apenas direciona as partes oferecendo liberdade para trata-lo.
Importante se faz esclarecer que,a mediação não constitui um fenômeno novo, porque sempre existiu e acabou sendo redescoberta devido a uma crise profunda dos sistemas judiciários de regulação dos litígios.
A mediação, de forma diversa, ao trabalhar na solução dos conflitos, leva em conta todos os elementos existentes, estuda a fundo os casos e os indivíduos,antes de apresentar opções para a sua solução, viabiliza a pacificação com participação dos envolvidos.
Com a participação dos envolvidos, ocorrem três fatos interessantes para a sociedade: os acordos firmados pelos mediados é cumprido na grande maioria
dos casos, as partes saem da diputa sem animosidades ou ressentimentos mútuos e, finalmente,ao participarem da solução exercem verdadeiramente sua cidadania e se tornam responsáveis pela solução e pelo gerenciamento de seus conflitos.Pode-se afirmar com certo grau de certeza, que saem mais fortalecidos e preparados do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário